Fernando de Noronha está bem próximo ao Rio Grande do Norte, sendo o lugar mais perto de lá, existe uma ilha que você não pode deixar de conhecer: Noronha – com 3,5 mil habitantes e uma extensa área da proteção ambiental. No arquipélago de Fernando de Noronha existem 21 ilhas, mas só esta pode ser visitada por turistas.
Lá também existem várias praias e baías, o que faz com que esse lugar seja um dos mais belos roteiros turísticos do Brasil. Você pode chegar a Noronha por meio de avião – com voo direto de Natal – ou cruzeiro marítimo.
Essa ilha é um dos melhores lugares para se mergulhar, devido a ter um dos mais bonitos parques marinhos. Existem vários pontos para mergulho, para pessoas mais ou menos experientes nessa prática. Você também pode fazer passeios de barco e trilhas com pouco ou alto nível de esforço físico. Não deixe de levar sua máquina fotográfica.
Em Noronha você será fisgado não só pela beleza exuberante do lugar, mas também pelo alto nível de sua gastronomia, com destaque claro, para os pratos de frutos do mar. O lugar oferece também várias opções de hospedagem. Para entrar na ilha você precisará pagar uma taxa de preservação ambiental como taxa de permanência. Essa taxa pode ser pagar pelo site do Governo do Estado de Pernambuco.
Se o paraíso realmente existe, ele fica em Fernando de Noronha, um arquipélago em Pernambuco, a 545 km de Recife. E apenas 370 Km de Natal-RN, que é o ponto mais próximo da ilha. Ou seja, existem vôos saindo diaramente de Natal a Noronha pela Linhas Aéreas Azul. E se você vem a Natal, pode e deve dar uma esticadinha nas férias e conhecer este lugar incrível e encantador.
Com um mar em tons de verde esmeralda e azul turquesa, areias em tons dourados, vida marinha abundante, corais e formações rochosas, Fernando de Noronha é um dos locais mais visitados no Brasil, muito embora não seja um destino barato.
Acessível apenas por meio de avião ou navio, o arquipélago recebe todos os seus produtos do continente, o que encarece o preço. Além disso, são cobradas taxas de permanência e ingresso para diversos passeios, que aumentam o custo de uma viagem.
Apesar disso, a beleza de Fernando de Noronha compensa qualquer gasto.
Descoberta em 1503, Noronha funcionou até 1982 como presídio e área militar. Apenas na década de 1990 a ilha foi aberta ao turismo, motivo pelo qual suas belezas continuam tão preservadas até hoje. Além disso, mesmo com a liberação, ainda há diversas restrições por ela funcionar como o Parque Nacional Marinho, tombada pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural.
Dentro das restrições está um número limitado de pessoas que podem pernoitar na ilha, hoje de apenas 240 apenas, o que a torna ainda mais especial.